17 março 2008

A Páscoa, os coelhos, os ovos e tudo mais


BOA PASKA



Nunca gostei da Páscoa, nunca gostei de amêndoas, e sempre preferi comer chocolate sem ser em forma de coelho, é menos oco por dentro.

Também me é difícil de compreender o que os coelhos e os ovos têm a ver com a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de exaustiva pesquisa cheguei à conclusão de que os coelhos são animais que se reproduzem muito rapidamente e portanto símbolo de fertilidade, e como a Páscoa é o renascimento, a esperança de uma vida melhor para os cristãos (?) dai a ligação entre ambos. Só que por mais que tente por a funcionar os meus escassos neurónios continuo a não perceber muito bem a ligação. Com os ovos que também são símbolo de fertilidade, mantém-se o meu problema de compreensão.

Como se não bastasse não conseguir perceber esta parte dos coelhos , dos ovos e das amêndoas temos ainda a acrescentar outro problema que considero difícil de perceber – o dia em que é decretado … hoje é Páscoa. Por definição o dia de Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre à data do equinócio (21 de Março), no entanto a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. Será que isto quer dizer que a Lua Cheia, poderá ser um Quarto Crescente, um Quarto Minguante, ou até uma Lua Nova ? Eu penso para mim que deve ser é quando lhes dá jeito, o que não me surpreende porque no que diz respeito à Igreja é sempre como lhes dá jeito. Para eles tanto lhes faz que a Sida continue a propagar-se entre o ser humano, o que é importante é que não pudemos usar preservativo, que as pessoas se continuem a afastar da Igreja devido à total falta de adaptação à realidade da humanidade, pois eles são superiores ao comum mortal, vivem uma vida plena de luxos e mordomias e estão-se borrifando para todos nós.

Ora eu gosto de estar feliz quando os que me rodeiam estão felizes, e gosto de comemorar quando os meus amigos comemoram, portanto esta ano vou festejar o que os povos europeus comemoravam há milhares de anos atrás: a passagem do Inverno para a Primavera, uma época que nos dá maiores chances de sobrevivência (diziam eles), em que deixamos de ter os rigores do Inverno, e passamos a ter o clima ameno da Primavera, uma época em que as flores começam a desabrochar, se ouvem os namoradeiros passaritos a cantar alegremente, voltam as andorinhas, e nós humanos nos sentimos com mais energia positiva (ás vezes).

Portanto no próximo domingo irei pôr um enorme girassol na lapela, direi a todos com quem me cruzar “óptima Paska “, e para dar um pouco mais de animação ao dia vou tentar convencer alguém a fazer uma corrida de ovos por qualquer ladeira abaixo, se calhar vou usar ovos de chocolate …

A CONCORRÊNCIA (*)


* Texto enviado pela autora

18 comentários:

Cravo a Canela disse...

E morangos, também já há morangos! E o que eu gosto de morangos!!! Boa Primavera!!! E parabéns pela coragem de assumir publicamente que não gosta de algo que está instituído. Hoje em dia é um verdadeiro acto de coragem... ;)

Cravo a Canela disse...

Já agora, dá para mudar o nome do blog para: "Blog da Concorrência que encontrou a Pena esquecida e ostracizada pelo Perdigão"?

zmsantos disse...

O Sr. RFM está cheio de espírito, não está?

Anónimo disse...

Não vale dar na cabecinha do nosso amigo Perdigão, mais a mais ainda nenhum de nós foi à pesca com ele, coisa que ele nos pediu a semana passada. Ora amigo que se preze já teria alugado um iate, comprado a minhoca, e marcado o acontecimento.
Portanto é melhor estarmos caladinhos.

A CONCORRÊNCIA

P.S. Quem também está muito caladinho é o Sr. Zé dos Anzóis, deve ser porque eu já aprendi a escrever jeito !

Zé dos Anzóis disse...

A mim parece-me que andamos todos equivocados relativamente a esta questão da Páscoa, a saber: 1- A missão da igreja é explicar a sexualidade, explicar não proibir, e quem melhor que um mestre para nos explicar as coisas.
2- Podemos então concluir que os padres são verdadeiros mestres de sexualidade, e como tal aí estão eles para nos explicarem a mesma.
3- Só não entendo é que se o coelhinho comer os morangos, e se estes estiverem infectados, se nós comermos as coelhinhas que foram comidas pelos coelhinhos, que por sua vez comeram os morangos, ficamos todos infectados?
Tudo isto para tornar claro aquilo que eu desconfiava à já muito tempo e que esta postagem da concorrência veio definitivamente esclarecer, “ A sida só existe, porque não acabaram em devido tempo com a Páscoa”. Como se ainda não fosse suficientemente mau, tenho 5 afilhados e o raio da Páscoa é mais uma data para oferecer umas prendinhas.
P.S: E se na sexta-feira fossemos todos à pesca, por mim conheço uma tasca em Alcácer do Sal que serve um choco frito e uma enguias que são de comer e chorar por mais.

Micas disse...

Eu tb nunca gostei da Páscoa, aqui até nem desgosto, talvez por causa dos Osterfeuer que se fazem, ou seja,(fogueira da páscoa) o fogo significa o queimar o inverno e dar as boas vindas ao novo ciclo de vida. Já uma altura fiz um post sobre estas tradições gêrmanicas http://acoisadamicas.blogspot.com/2006/04/tradies-grmanicas.html
Boa Páscoa para ti e familia

Anónimo disse...

Enguias e choco frito are mesmo fixe.
Mas não temos que os pescar primeiro pois não ? A que horas e em que sitio ?

A CONCORRÊNCIA

Zé dos Anzóis disse...

Meus caros amigos, se há coisas que eu gosto nas pessoas é o entusiasmo com que fazem as coisas, há pessoas que foram abençoadas com isso, e esta nossa amiga que se auto intitula de "CONCORRÊNCIA" é certamente uma dessas pessoas, e com esta história das enguias e do choco frito o entusiasmo foi tanto que até trocou a forma gramatical de exprimir a sua enorme vontade de participar em mais um dos nossos eventos, melhor, conseguiu até utilizar a expressão “are” provavelmente em inglês em vez do nosso tão utilizado “era” para nos referirmos a algo que aí vem e não a algo passado como o termo indica.
Lições de Português à parte, informo que não necessita de pescar as bichinhas, apenas degustá-las com o maior dos prazeres na nossa companhia na tasca do Sr, Joaquim em Santa Susana.
Isto é claro, caso não chova torrencialmente e o Sr. Dos Santos e companhia queiram ter a vontade de levantar o rabo da caminha a horas decentes para estas actividades na próxima sexta-feira.
Beijinhos, e já agora apareçam e levem um amigo. Morangos também se aceitam.

Anónimo disse...

Bolas, esta coisa de fazer concorrência a um professor de português é mesmo cansativo.
Acho que desta vez o problema foi do teclado, escrevi tão depressa que ele trocou-se todo, mas este Zézinho dos Anzoizinhos (acho que vou começar a tratá-lo muito bem para ver se ele deixa de me chatear com a porcaria dos erros ortográficos), também se engana, penso eu no meu humilde estatuto de aluna, que a seguir a Sr deverá colocar-se um ponto e não uma virgula.

A CONCORRÊNCIA

Cravo a Canela disse...

Eu só ia se pescassem morangos!! Sendo assim, parece que ainda não vai ser desta que vou ver o Perdigão agarrado à cana, mas o Verão não tarda!
Quanto ao resto, de padres não percebo (nem quero!), de coelhos quero distância pq para concorrência já basta a que por aqui vai pontuando...

zmsantos disse...

10 comentários. Bonito! Só gostava que me dissessem porque, quando sou eu a escrever, ninguem comenta tanto.

Bolas!

(Se não houver pesca na lagoa, armamos a cana lá em minha casa)

Anónimo disse...

Estava mesmo à espera disto. Eu até nem estava a perceber como é que o Sr. Perdigão ainda não tinha imposto a ordem neste blog. É que isto é mesmo uma rebaldaria, acho que temos que começar e ser todos um bocadinho mais comedidos, isto é mesmo um abuso ...
Por falar em abuso, então está bem Sr. Perdigão, o Zézinho dos Anzoizinhos pode levar as enguias e o choco frito, e o Rogério Charraz os morangos. Até sexta feira.

A CONCORRÊNCIA

P.S. A que horas ?

Cravo a Canela disse...

Ó Zé, mas tu também escreves?! Quando é que isso aconteceu? Realmente, ando mesmo distraído... :P

Vasco Ribeiro disse...

Pois È !!!! Tenho SAUDADES. viram? Em letra grande. Um Abraço muito grande ( Apesar da letra pequena, eh eh), e um Grande beijo ( IDEM ) . BOM Feriado. Que é simplesmente isso!!! Somos Bons para quem queremos ser. E Outro!!? Que se Lixe já Foi Há muito Tempo.
Gosto muito de Vocês!!!
Apaga depois de veres.
Abraço e beijo.
Ligarei com tempo para jantar!!! COMER E BUEBUER!

Lusaut disse...

Bem! Que GRANDE pascoa!!!

Um grande abraço para todos!

Jörg


"Io penso positivo perché son vivo, perché son vivo..."

Cravo a Canela disse...

Então e a pescaria?! Aconteceu assim tanta coisa que seja preciso quase uma semana para contar?! Ou estás a editar as fotos das tabletes?!

zmsantos disse...

Tanto interesse.Tanta ansiedade mas quando toca a pôr os pés ao caminho, negas-te.
Só tens é garganta (felizmente)

Zé dos Anzóis disse...

Deixa-o cantar, pelo menos isso ainda consegue fazer, porque quanto ao resto, "nã tou" vendo nada, só cortes, e como diz o ditado "a caravana a passar e os cães a ladrar", que é como quem diz, a malta e pescar e eles é só falar, falar, mas não os vejo a fazer nada...