06 maio 2006

O Grupo que trago no coração


É verdade! até me podem chamar piegas, mas é assim que ele anda comigo.
O meu amigo Charraz insistiu para que eu divulgue as actividades do Grupo Norte-Sul aqui neste espaço. Depois de alguma troca de palavras reconheci que a razão estava com ele. Não se trata de auto-promover o Grupo. Apenas dar a conhecer o ambiente que se vive em cada actuação, e as figuras sempre engraçadas que fazem estes 11 indomáveis patifes. Assim, em jeito auto-biográfico, a partir de hoje, e sempre que se justifique, haverá Crónicas ao Sul.
Abraço amigo,
Breve história do Grupo Norte-Sul


Calcorreando montes e vales, por caminhos onde por vezes só se vêem as marcas deixadas pela faina agrícola, ao frio ou á calma do meio-dia, lá vai o autocarro da C.M. de Oeiras para mais uma deslocação do Grupo Coral e Instrumental Norte-Sul.

Quer seja na mais modesta aldeia, ou respondendo ao mais solene convite, o empenho e a dedicação de cada um dos seus membros é total. E enquanto não começa o espectáculo, a azáfama toma conta de cada um, montando a aparelhagem, afinando gargantas e instrumentos para que tudo fique perfeito na hora mágica de subir ao palco.

Depois, bem, depois é o dar e receber, é a troca de emoções, o intercâmbio cultural entre realidades por vezez bem diferentes. No final, todos nós saímos mais ricos. Há quem traga de volta para a grande cidade um sorriso, o olhar de um velho pastor, a alegria dos jovens, uma paisagem, os sabores dos comeres ancestrais...

Embora os trabalhos do Grupo visem, em particular, a música que se toca a sul do Tejo, é a diversidade geográfica dos seus 11 membros permanentes que lhe dá a riqueza. Temos gente das beiras, de trás-os-montes, da estremadura, africanos, e claro alentejanos. Já editamos 5 trabalhos de originais, escritos e compostos pelo Grupo, e estamos com o próximo na forja. O Grupo tem o seu espaço de ensaios, cedido no Centro Cultural da Lage, e conta com o apoio, sempre omnipresente da Câmara Municipal de Oeiras.

E assim tem sido este o caminho percorrido pelo Grupo Norte-Sul ao logo dos seus já 21 anos de actividade.
Espectáculos confirmados:
13 de Maio - Outorela-Carnaxide
28 de Maio - Cacém
03 de Junho - Idanha-Belas
04 de Junho - Marginal-Oeiras
10 de Junho - Baixa da Banheira
01 de Julho - Sta.Margarida do Sado - Ferreira do Alentejo
15 de Julho - Aljustrel
06 de Agosto - Tavira
13 de Agosto - Piódão

Sem comentários: